Informações de Coleta
Após o almoço ou lanche, o paciente deve manter-se em jejum de até 2 horas e chegar ao laboratório 10 minutos antes da coleta. Este critério que deve ser seguido rigorosamente.
Todo volume recolhido deve ser conservado em geladeira e entregue ao laboratório ao final da última coleta. É necessário a identificação do recipiente com nome completo, peso e altura do paciente.
Destampar o recipiente estéril de coleta fornecido pelo laboratório, desprezar o primeiro jato de urina, recolher a porção média diretamente no recipiente e tampá-lo imediatamente. A urina deve ser mantida na geladeira sem ser congelada até ser levada ao laboratório. É necessária a identificação do recipiente com nome do paciente e data de coleta.
O esperma deve ser colhido por meio de automasturbação. Não é permitido o uso de camisinha. Ao retirar a tampa do coletor, colocá-la sobre uma superfície limpa com a parte interna virada para cima. Todo o sêmen deve ser coletado. Após a coleta, deve-se fechar bem o recipiente e anotar a hora exata em que terminou. Se a coleta for efetuada no laboratório, avisar aos técnicos na hora do término. É necessário fornecer ao laboratório os seguintes dados: profissão, doenças anteriores, vícios, motivos do exame, uso de medicações e número de filhos (caso tenha).
Deve-se desprezar o primeiro jato da urina e coletar o restante em recipiente apropriado. O volume deve corresponder a dois dedos de altura. Não se deve utilizar vidros esterilizados em casa. A amostra deve ser enviada ao laboratório o mais rápido possível e, caso haja demora, poderá ser guardada na geladeira até o momento de saída. O material deve ser entregue no prazo máximo de 2 horas.
As mulheres devem evitar colher as fezes no período menstrual. Em caso de criança com poucos meses, colher as fezes da fralda logo após a evacuação. Não usar laxante. Se tiver prisão de ventre, usar supositório de glicerina. Se houver eliminação de outro material (por ex. vermes ou parte destes), deve ser colocado em outro recipiente limpo.
Colher o escarro, através da tosse, de modo que o material venha “do peito” e não da garganta, diretamente em frasco estéril fornecido pelo laboratório, e tampá-lo imediatamente. Para pessoas com expectoração escassa, recomenda-se o aumento de ingestão líquida no dia anterior ao exame. O material deve ser entregue ao laboratório em até 2 horas.
Pele: Recomenda-se que não se coloque medicamentos ou qualquer tipo de creme nas lesões. Se o paciente estiver em uso de medicamentos, a coleta só poderá ser efetuada após uma semana sem a utilização. Nas lesões do pé, o paciente deve usar meias e sapatos antes da coleta do material.
Unhas: Devem estar limpas e sem esmaltes. Não usar cremes nas mãos ou nos pés nos dias anteriores ao da coleta.
Não colher fezes caso haja sangramento local. As mulheres não devem fazer este exame durante a menstruação. Se houver suspeitas de sangramento, devem ser examinadas pelo menos 3 amostras de fezes.
Tampar o recipiente imediatamente após a coleta. Esta urina não pode ser colocada na geladeira e deve ser enviada ao laboratório em, no máximo, 20 minutos.